Palestra da Procuradora Daniella Salomão no XVI Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais

Palestra da Procuradora Daniella Salomão no XVI Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais

Com o tema “A inteligência emocional como instrumento de autogestão no serviço público”.

A Administração pública pega os melhores profissionais do mercado, pois são os candidatos mais preparados por terem estudado muito para serem aprovados no concurso público, contudo, com o tempo vão perdendo sua motivação e seu engajamento no serviço público é acabam buscando um caminho paralelo que lhes dê prazer e alegria.

Na palestra a procuradora fez um paralelo com essa situação, com os alunos de Harvard, a maior universidade do mundo, que seleciona os melhores alunos e esses muitas vezes se mostram deprimidos, extremamente infelizes e sem sucesso.

” Tudo está na forma como você vê a sua trajetória seja na escola, seja na vida profissional. É preciso encontrar um propósito naquilo que você faz. Tudo depende da forma como você enxerga o seu trabalho. Algumas pessoas vêem como 1) Emprego (acham o trabalho um fardo e o seu foco está na recompensa, salário); 2) Carreira (trabalham pensando em crescer profissionalmente); 3) Missão (trabalham porque gostam e não vêem o tempo passar, não visam a recompensa, o trabalho já é um fim em si mesmo); Esse último grupo são os que têm mais sucesso, pois fazem o que amam e se sentem felizes com o que fazem. “

“A ideia é trazer um senso de propósito naquilo que se faz, para que o seu trabalho seja cada dia mais prazeroso. É encontrar um caminho de alegria e prazer nas pequenas coisas.”

“E essa flexibilidade é exatamente uma das características do profissional do futuro, que terá de se adequar ao novo, ser positivo, encontrar oportunidade em todas as coisas.”

Resumindo: A nossa realidade é fruto da nossa lente para o mundo. Então precisamos trabalhar nossa inteligência emocional para termos sempre um olhar positivo pro nosso trabalho e vida, pois é isso que determinará nossos resultados.

DANIELLA SALOMÃO Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre e doutora em Direito, professora da FUMEC e PUCMINAS, durante 5 anos, tendo atuado como coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Negócios Internacionais (IEC/PUC), criadora e Coordenadora do NEDRIN – Núcleo de Direito Internacional do Centro Universitário Newton Paiva; Procuradora do Município de Belo Horizonte, há 22 anos, autora de artigos publicados em revistas especializadas; Master Coach Integral Sistêmico e Analista de Perfil Comportamental, formada pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico; Coach Business and Executive e Coach Empresarial, também atua como Coach life e Coach palestrante.É Ministrante oficial do Curso O Poder da Ação e Coaching Palestrante dos Cursos: O Poder da Autoresponsabilidade, Metas e Objetivos, O Poder do Foco e Mente Próspera – Curso de Organização Financeira.

Deixe uma resposta